Organização das festas tradicionais
-
Felipe Alípio/Arquivo DR - Festa Italiana será realizada no dia 03 de julho, na comunidade de São Caetano.
Comunidades de São Caetano e Lageado Antunes, em São Lourenço do Oeste, iniciam os preparativos para a organização das tradicionais festas italiana e alemã. As duas festas estão marcadas para acontecer no mês de julho, porém, os moradores já se mobilizam para que tudo saia conforme o planejado.
Em São Caetano, a 12ª edição da Festa Italiana será realizada no domingo (3). De acordo com uma das organizadoras do evento, Rosana Echer, a comunidade deve receber neste dia cerca de 600 pessoas. Segundo ela, nesta edição o cardápio a ser servido deve sofrer algumas alterações. No entanto, Rosana garante que os principais pratos serão mantidos.
Entre as comidas típicas será servida sopa de agnoline, tortei, polenta, fortaia, salame e radicci cotti. Rosana explica que os outros pratos ainda não foram totalmente definidos.
Outra mudança na edição desse ano será a participação dos Grupos de Dança dos municípios da região. A integrante da comissão organizadora diz que o Encontro com os Grupos era realizado tradicionalmente em maio, porém, esse ano todos demonstraram interesse em participar da Festa Italiana.
“Então decidimos fazer tudo em um dia só. Teremos a participação de Grupos dos municípios de Xaxim, Chapecó, Caxambu do Sul e outros. As apresentações provavelmente acontecerão após o almoço e também à tarde, durante o matiné”, salienta Rosana.
Os ingressos estão sendo comercializados com a comissão organizadora da Festa, moradores da comunidade, pelo valor de R$ 40,00.
Festa Alemã
A 13ª Festa Alemã, realizada na comunidade de Lageado Antunes, acontecerá no dia 17 de julho. O casal que coordena os preparativos para a festa, Ari Walter e Maria Lucia Hermes, afirma que toda a comunidade já está envolvida nos preparativos. Segundo Ari, a banda Knecus animará o matiné esse ano.
“Não teremos muitas mudanças nessa edição. A missa em alemão deverá iniciar por volta das 10h, com a participação do Coral, logo após acontece a sangria do barril de chopp, almoço e apresentações dos grupos de dança”, explica o organizador.
Alguns dos pratos a serem servidos são o joelho e pernil de porco, salame cozido, purê de batata, batata caramelizada, chucrute, pão de milho, cuca e churrasco de gado.
Os ingressos serão vendidos nas últimas duas semanas que antecedem a festa. Ari destaca que serão disponibilizados 900 ingressos, para que os participantes possam ser bem atendidos.
Deixe um comentário